FUNCIONAMENTO

Estes equipamentos utilizam a espacialização sonora sub-aquática - que é muito diferente da acústica aérea tradicional - explorando poeticamente os paradoxos advindos da água em atmosferas sonoras e musicais.

Assim, o projeto é apreciado apenas em situação de imersão. Sombras sonoras externas - fora da piscina - reproduzindo partes ou toda a performance podem ser criados desde que sejam necessárias e interessantes.

O sistema formado pelos hidrofalantes forma um ambiente sonoro subaquático inusitado - com projeção octafônica. Com controle digital, através dos robôs tocadores de amostras, com seus grandes bancos sonoros - várias possibilidades de desenhos sonoros são possíveis.

Procuramos explorar as que utilizam de forma muito ativa o movimento da fonte, sons que migram de uma caixa para outra. A velocidade deste deslocamento é fortemente dependente do meio, assim o comportamento é muito diferente na água e no ar.

O público participa tanto mergulhando, quanto flutuando. Facilitadores de flutuação - plásticos, bóias, espaguetis - devem ser disponibilizados. O projeto é controlado remotamente, podendo ser modificado em tempo real, através do programa VNC.

Possível disposição dos hidrofalantes

Esquema de conexões dos hidrofalantes

Hidrofalante Aquasonic AQ339