SpAsM (1929)

sÃo pAUlo, A SympHoNia da mEtrÓpOLe

..filMe Mudo & músiCa ao Vivo de

tRaGtenBerG & sUkoRsKi

 

O Velho Filme : SPASM (29)

O filme : São Paulo, a Symphonia da Metrópole de 1929, parece muito com os vários outros realizados na mesma época em outras metrópoles (Berlin, Paris, New York, etc) é um hino ao progresso, e, apesar da maneira ingênua de olhar as coisas, ou por causa exatamente disto, coloca a nú o projeto da Modernindade no século XX.

Um dia filmado na vida de uma grande cidade. Do amanhecer até o anoitecer. Foi realiado por dois imigrantes húngaros : Rudolph Rex Lustig and Adalberto Kemeny em 1929. Concebido como filme sonoro, infelizmente a trilha original foi perdida. Nós, Livio Tragtenberg and Wilson Sukorski fomos convidados a compor e realizar a trilha sonora ao vivo para o filme em 1997.

Cidade celulóide. Cidade jam calhambeque. Cidade Zepplin. Cidade Prisão. Cidade Caledoscópio.

SPASM tem sido apresentado desde 97 em vários eventos tanto no Brasil, quanto no exterior. Apresentações recentes incluem : auditório do Museu do Louvre, Paris; Memorial da América Latina (durante o aniversário de São Paulo); Centro Cultural São Paulo, Cine SESC, Cinematéca de Jerusalém, Israel, Theatro São Pedro.

Samples Músicas

Hora do Almoço

A Penitenciária

 

Fotos

 

Textos sobre o Filme

Danilo Santos de Miranda / Tania Savietto / Francisco César Filho

Folder das Apresentações Museu do Louvre / Paris