Instalação Sonora Natural

Num pequeno bosque ou parte de um parque são instalados nos galhos das árvores vários tensores (sensores que medem a compressão mecânica) estes sensores medem o deslocamento mesmo muito peqeno no plano X,Y,Z dos galhos das arvores em tempo real.

Estes dados são mapeados a vários geradores musicais e sonoros com os quais é possível "transduzir" sonoramente estes movimentos quase bailado dos galhos no espaço e no tempo.

Instalação Sonora Virtual

Esta música criada é transmitida a um grupo de fones de ouvido num tótem no próprio local e para a internet via geolocalização. Assim um tag será criado no google maps e toda a vez que você clicar neste tag uma janela do projeto será aberta levando som e imagem das árvores para seu computador, smartphones, tablets, etc.

Esta instalação é pensada desta maneira para diminuir os impactos no meio ambiente e seus animais locais. Não há ruído local e os tensores estão fixados com todo o cuidado para não danificarem os galhos.

Instalação Sonora :: Arte Pública

O objetivo de um tipo de instalação sonora invisível e inaudível é exatamente chamar a atenção para locais que apesar de serem vistos como belos e importantes para o equilíbrio natural da comunidade,, também possa ser valorizado por outros meios o que torna o local ponto de visitação turística, aumentando em muito sua abrangência e efetividade.

Para isso pode ser criado um applet ou aplicativo para smartphones tanto em IOs quanto em Android para a completa apreciação do projeto.

Material Necessário

24 tensores
24 cabos de borracha
Placa Arduino e programação em MIDI ou OSC
Microcomputador Mac Mini, I7 e 1Tb HD
Programação de síntese em SuperCollider e Pure Data
Programação da interface HTML para a internet
Linha dedicada de internet de pelo menos 50 Mbit/s
2 câmeras de alta resolução – pode ser câmera de segurança
4 fones de ouvido e um integrador para fones
Cabeamento a prova d´água