O projeto de instalação sonora “TISu” Transdutores de Invisíveis de Superfície está baseado na premissa : ... imagine se tudo pudesse virar caixa acústica? De objetos do cotidiano a superfícies de vidro, tudo falasse, tudo cantasse, tudo ressoasse !

A presente instalação faz parte do Projeto Ambientes Ubíquos : veja também - Ambiente Ubíquo 1 :: Noosfera e Ambiente Ubíquo 2 :: CSR Combinados Sonoros Reativos.

Nesta Instalação temos - em um espaço copletamente branco - alguns objetos do cotidiano : uma mesa de madeira branca, 2 cadeiras, um bule, uma superfície de vidro reciclado onde se vê uma imagem bucólica grudada na parede, talvez um pequeno biombo de material rígido. Quando o público entra no espaço, através de sensores especiais, todos os objetos passam a transmitir sons e música.

Como ? através de tocadores de samples – arduino + placa de áudio player, ligados a sensores infra vermelhos de campo que lançam sons e música para pequenos transdutores de superfície fortemente grudados nos objetos. Estes trandutores funcionam como a bobina de um alto falante e quando presos a qualquer suporte fazem deste suporte o equivalente ao cone do alto falante propagando o som para o ar. São de pequena dimensão (5 X 3 cms) e produzem sons de alta qualidade.

Transdutor de Superfície

Desenho em planta da instalação