(Velocity Sound Portal)

 

Um indutor ao movimento ! Imagine correr e poder mudar o som de diferentes maneiras apenas com a velocidade. Estes são os Arcos de Aceleração, instalação sonora interativa para espaços públicos.

Arcos de diversos formatos e tamanhos são confecionados em material plástico macio (tipo de bambolê) ou bambu e têm de 2,20 a 2,50 de altura e em cada lado tem uma pequena caixa acústica - potente.

Entre os arcos temos 2 sensores de presença com intervalo de 5 a 7 cm entre eles. Estes sensores disparam -via Raspberry Pi - pequenos trechos sonoros especialmente engendrados para a ocasião - sons eletrônicos, sons de pessoas, algum humor, etc.

A colocação dos sensores favorece o controle da velocidade dos passantes : quanto menor o tempo de disparo entre os sensores maior é a velocidade do passante.

Este pequeno truque sintático, torna o projeto mais lúdico, pois os sons podem ser disparados com o volume relacionado à velocidade do passante - por exemplo : qunato mais rápido mais intenso (mais volume !!)

Cada construto : sensores + placa raspberry Pi pode conter até 200 sons diferentes sorteados aleatoriamente ou por diversos outros tipos de programação de acaso.

Vários destes portais ou arcos podem ser instalados num ambiente, inclusive ao ar livre - cada um contendo uma "temática" que se integre totalmente ao espaço.