Os Encontros em torno do Contemporâneo Musical é um curso de atualização da estética musical dos nossos dias para qualquer interessado. Os encontros podem ser realizadas "in totum" ou em diversas combinações. Cada encontro é acompanhado de diversos exemplos musicais e videográficos, sempre comentados e fartamente contextualizados.

Os Encontros visam dar uma visão da música do ponto de vista da complexidade, do refinamento da percepção, da heterogeneidade, da expressão da música não só como geradora de sentimentos diversos - como o caso da música programática - mas sobretudo na visão de uma Arte Musical mais ligada à pesquisa e ao conhecimento, na certeza que o futuro da Música ainda não chegou.

 

Total de Vagas : 50 /Carga horária : 20 horas / 5 Encontros de 4 horas de duração com 'coffee break' de 15 minutos / Aulas em power point com exemplos sonoros e videográficos /

PRISIONEIROS DO ROMANTISMO

(ou o jugo da Indústria Cultural na Arte Musical)

com o desenvolvimento dos meios elétricos (primeiramente), eletrônicos e hoje digitais, a Música passou de : entretenimento de uma elite letrada - para entretenimento de uma multidão nem sempre instruída, depois para commodity com valor de troca universal realizado pelas 5 Grandes Gravadoras da atualidade : Sony, BMG, Universal Music, EMI e Warner e muito recententemente virou “streaming”, “download”,“torrent”, internet radio e vídeo on demand.

  Os útlimos 130 anos foram marcados por fortes modificações advindas da tecnologia. Na música assistimos ao nascimento da Indústria Cultural.

  Enunciado : Se a Arte é uma estratégia inventada pelos humanos para o refinamento da percepção e da sensibilidade, então nestes mais de 100 anos de Indústria Cultural houve uma regressão incrível, causada principalmente pela imposição de uma “realidade” cultural de perpetuação do modelo do romantismo do século XIX.

  Somos assim : PRISIONEIROS DO ROMANTISMO.

COMPOSIÇÃO TEMPORAL :: O TEMPO NAS ARTES E NA MÚSICA

O Conceito de Tempo em Bergson e Whitehead.

Formas musicais : a organização temporal como valor estético.

Organização temporal das Artes : teatro, artes do corpo, cinema, vídeo, streamming, artes visuais, etc

Formas temporais puras e os ciclos naturais.

O acaso e a previsibilidade no Caos.

Partituras e gráficos – a reprodutibilidade e o imponderável.

Novas mídias e a composição automática : Google composer ?

Invenção e criatividade na artes e na percepção.

Qual a tecnologia da Arte ?

Audições comentadas

INTERMEZZO :: INSTALAÇÕES SONORAS / PERFORMANCE MUSICAL

o q é Instalação sonora ? Instalações Sonoras em 'site specific' / esculturas sonoras / ambientes interativos / instalações de Arte Pública Sonora / Instalações Ubíquas e de dados.

A Performance Clássica / Histórico das relações entre música - gesto musical - e a performance / Gesto instrumental é também realizado por um corpo performático, senciente e apto a  transmitir todas as sensações e emoções do fazer musical, as quais por “simpatia” podem ser partilhadas em tempo real por outras pessoas / Erick Satie 'Vexations' (1893) tocada 840 vezes / Do conceito de Performance Sonora / Partituras para improvisação / Partituras abertas / Exemplos e Diálogos.

MÚSICA EXPERIMENTAL BRAZUCA (1922 / 2016)

Origens / Villa Lobos - Semana de Arte Moderna / Escola Nacionalista / Villa e Getúlio / Mário de Andrade / Mozart Camargo Guarnieri / Hans Joaquin Koellreutter / Internacionalistas / Manifesto Música Viva / Guerra Peixe / Cláudio Santoro / Escola de Música da UFBa / Ernst Widmer / Wlater Smetak / Escola de Música da Universidade de Brasília / Conrado Silva / Jorge Antunes / Manifesto Música Nova / Gilberto Mendes / Willy Correa de Oliveira / Peformance Musical e Teatro Musical / Jocy de Oliveira / Eletrônicos / Mix Mídia / Rodolfo Caesar / Tim Rescala / Florisvaldo Menezes / Fernando Iazzeta / Chico Mello / Bienais de Música Brasileira / Sílvio Ferraz / José Augusto Mannis / Pós Modernos / Livio Tragtenberg / Marcos Scarassati / Wilson Sukorski

MÚSICA NOVA NOVA :: UM APANHADO DAS PRINCIPAIS CORRENTES MUSICAIS ATUAIS

 

Breve História da Música Contemporânea até a II Grande Guerra / Música Eletroacústica / Serialismo Integral / Aleatoriedade / Música Eletrônica ao vivo / Minimalismo Musical / Performances e Happenings / Luciano Berio / Gyorgy Ligeti / Karlheinz Stockhausen / La Mont Young / Phillip Glass / Stevie Reich / Louis Andriessen / Henryk Gorecki / Arvo Part / Sofia Gubaidulina / Nova Complexidade / Brian Ferneyhough / James Dilon / Música Espectral / Gerard Grissey / Tristan Murail / Jonathan Harvey / Noise Music / Massami Akita / Zbgniew Karkowski /