Descrição

 

.......

O projeto Escadaria (Dis)Sonante consiste na instalação em uma escadaria interna ou externa de um grupo de até 24 sensores. Um em cada degrau. Os sensores podem ser de dois tipos : tipo PIR (Passive Infra Red) ou tipo sensor de barreira AIR (Active Infra Red).

Os sensores estão concectados a uma placa Arduino Mega programada em EPROM para mapeamento em MIDI (Musical Instrument Digital Interface). Estes controles são trabalhados por um programa em PD Pure Data onde são selecionados de acordo com um banco de escalas musicais :: cada degrau da escada se torna assim um grau numa escala musical :: e convertidos em áudio podendo tocar tanto instrumentos virtuais (VSTis) quanto amostras sonoras (samples) de diversas matizes.

Toda a estética desde a programação das escalas, às escolhas dos timbres e das situações gravadas nos samples, além da disposição geral dos sonofletores é pensada para causar um efeito surpreendente nos usuários da escadaria. Por isso, chamada de escadaria disSonante, pelo efeito inusitado, dissonante e pelo som muito bem trabalhado.

A escadaria também pode ser programada para tocar sons instrumentais, como um piano ou um violoncelo p. ex., e assim, cada degrau pode imitar uma tecla de um suposto hiperteclado de um piano ou um hipertraste de instrumento de cordas.