Wilson Sukorski 16

 

O Q É ?

Sempre me interessaram as características feias da cidade de SP. Os antros, os becos, os locais abstratos, os locais absurdos – tipo as escadarias para lugar algum, os remendos  – as encruzilhadas.


A idéia por trás do projeto é a instalação de 2 sistemas quadrifônicos com robô-player4 controlado por sensores em duas encruzilhadas clássicas da cidade de São Paulo. Gerando surprêsa, sustos e alguma epifania sonora !!

Os robôs-players são construtos de alta tecnologia em Arduino que tocam amostras (samples) de qualquer duração em quadrofônia (4 canais distintos) em alta qualidade - neste caso controlado por sensores de presença - foi desenvolvidos para meus projetos : PSSA e CSRs pelo engenheiro Mauricio Munhoz.

Serão criados cerca de 100 momentos músicais/sonoros/quadrafônicos para o presente projeto.


Exusvoaçante miragens passageiras sonoras em quadrafonia viajando muito rápido no espaço sonoro encruzilhádico !!

ONDE ?

A Instalação funciona na rua durante as 24 horas da virada cultural. 4 caixas acústicas de 750 Watts amplificadas são colocadas de forma discreta nos quatro pontos de uma encruzilhada.

Serão duas encruzilhadas : uma de grande movimento e outra mais calma e preferencialmente escura. Sensores de presença disparam sons que cruzam o espaço com intensidade razoavelmente alta. Tal uma espécie de espectros voadores atravessam literalmente o espaço e o público pelo efeito do pan em quadrifonia real e consequência da distância entre as caixas.

Serão compostos especialmente para o projeto ao redor de 100 sons que explorem a quadrifonia e a surprêsa ! Serão tocados em sorteio aleatório por um robô-player4 em arduino controlado por sensores de presença. As encruzilhadas podem ser sugeridas pela produção e/ou sugeridas pelo artista.

Funcionamento : as caixas são instaladas uma de frente para a outra numa distância que pode variar muito de 30 a 50 metros. Os sons que compõem o projeto são passagens rápidas entre a panorâmica da esquerda para a direita ou vice versa (flechas azuis e vermelhas). Cada lado tem um sensor de movimento que ao ser cruzado provoca a emissão de um som partindo da caixa acústica contrária.

Rider Técnico

 

Material Necessário

4 Caixas acústicas de 750 Watts RMS penduradas ou traquitanadas nos 4 lados da encruzilhada. Tentar manter a invisibilidade. Ponto de energia confiável.

Segurança e montagem

 

Material fornecido

2 robô players quadrafônicos

cabeamento e sensores de presença

composições musicais e samples