Em 2008 quando estava professor de Tecnologias e Poéticas da Música no Curso de Música Eletrônica da faculdade Anhembi Morumbi - notei que meus aprendizes estavam sempre mexendo em seus inseparáveis laptops (hoje tablets, smartphones e outros 'gadgets' en geral) - alguns com fone de ouvido em plena aula... Pensei a tecnologia separa - a Música, arte coletiva, junta e assim nasceu a lendária Orquestra de Laptops de São Paulo.

A Orquestra de Laptops foi formada com o objetivo especifico da realização de experimentos no campo da Música digital, através de improvisações musicais comandadas por partituras gráficas de várias naturezas e complexidades, além de outras estratégias poéticas de discurso temporal.

A Geek Orchestra / Orquestra Geek é uma orquestra montada em wi-fi e na nuvem. Sua base é o invisível. É o momento. A janela temporal. Em rede. Esta propicia não somente a sincronicidade dos eventos sonoros, mas também a troca de dados entre máquinas e mentes, acrescentando temporalidades individuais num tempo e objetivo coletivo.

Devoradoras de sonoridades as mais diversas, estas pequenas máquinas digitais, são em si mesmas grandes usinas sonoras ou "orchestras-in-a-box", e, através de variados softwares e interfaces, transformam / transmutam em hiper-instrumentista seu piloto-músico-produtor em tempo real. Liberdade e coletividade.

A Geek Orchestra / Orquestra Geek é também uma homenagem póstuma à finada orquestra sinfônica tradicional e uma ruptura - tipo pontapé no traseiro - com a indigência cultural dos produtos da finada Indústria Cultural que como zumbis teimam em nos assombrar. É, ao mesmo tempo, um convite a que DJs, produtores, aprendizes, pessoas criativas, solitários na maior parte do tempo, a que busquem por gregarismo - esta qualidade tão musical.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REPERTÓRIO

 

 

 

 

Experimentos em "noise music" onde exploramos os limites - sem pudores - do pensamento e do fazer musical. Pode ser acompanhado de vídeo projeções e/ou performances corporais. Uma extensa gama de materiais sonoros totalmente inusitados em direção a um momento de suspensão - uma singularidade - onde algo inexplicável acontece, e que não vamos perder tempo aqui tentando explicá-lo.

 

 

 

Desconstrução temporal do 1º Movimento da famosa "Sinfonia em Sol Menor - opus 40" de Wolfgang Amadeus Mozart. Vários trechos - sob regência de W.Sukorski - são transformados por programas timbrísticos muito especiais que serão propostos aos aprendizes a partir de um arquivo MIDI. A superposição das diversas versões da sinfonia - diferente em cada equipamento, mas com a mesma duração para todos - forman uma "confusão sinfônica" muito bem planejada. Wolf adoraria !!

 

 

 

 

 

"Lounge" em rítmos complexos (3/8, 7/8, 11/4, 17/8, 13/4) sobre pedal formado por até 8 chaleiras de apito com diversos tipos de chás perfumados sobre pequenas "bocas de fogão elétrico". Cada chaleira apita de acordo com a quantidade de água dentro dela - assim, vários estudos podem ser efetuados tanto do ponto de vista da duração e das reverberações olfativas decorrentes.

Para hiper instrumentistas, 1 hostess feminino e alguma projeção visual. Opcionalmente pode ser servido os chás em pequenos recipientes muito bonitos para alguns dos presentes na platéia....

 

 

Baseado nas proporções geométricas de um corpo humano tal como proposto por Matila Ghyka (46) em seu livro "Biomath the geometry of Art and Life".

Celestium é uma partitura de improvisação temporal controlada por processos de produção sonora baseados no Solfejo do Objeto musical de Pierre Schaeffer : massas, pontos, rítmos e interações. Seus desdobramentos sintáticos em massa fixa ou variável, rítmos reglares ou irregulares. Acrescidos de moduladores : massa fixa por frequência ou por timbre, massa variável periódica ou aperiódica, e assim por diante.

Todas as indicações e divisões de partes seguem as proporções de um corpo humano - que segundo os pitagóricos se estenderiam também para o Cosmos. Pode ser acrescida de performance corporais tipo estátuas onde a perfeição se materializa.

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