Harakiri

Performance Multimídia

Filme Mudo de

Fritz Lang de 1919

(pb, 35mm, 77 min)

música eletrônica ao vivo :

Wilson Sukorski

Criado especialmente para da I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, realizado na Cinemateca Brasileira.

SP - dia 19 de Agosto de 2007

o Filme

No início do século XXno Japão, O-Take-San, uma jovem senhorita japonesa, se apaixona por um oficial americano. Esta relação estará carregada por impedimentos sociais e religiosos que acabarão com a felicidade do casal.

Antes pensado como um filme menor do cineasta alemão, Fritz Lang. Inspirada por "Madame Butterfly" peça teatral de John Luther Llong e David Belasco, "Harakiri" é sobretudo, o triunfo da direção de arte, cujo brilho é especial nesta fábula nipônica de forma magistral e sugestiva. "Harakiri" não é nenhuma grande e perdida obra prima de Fritz Lang. Mas graças a sua descoberta (1997) nossa idéia sobre o desenvolvimento posterior de sua carreira é completamente afetada. Entretanto, este filme confirma o controle do "contar a história" de Lang, assim como seu talento para a construção da narrativa, e acima de tudo, aproveitar de maneira consistente o tema do "extraordionário" recorrente em seu trabalho.

Encontramos neste filme uma concepção visual mais naturalista do cinema, ao contrário dos trabalhos de seus contemporâneos. O cenário nunca tenta suplantar a realidade, mas de certa maneira, tenta refazê-la. Este filme foi particularmente elogiado pelos críticos da época, por detalhes da natureza e da recreação do Japão daquele tempo. Lang teve a inestimavel ajuda do Museu Etnográfico de Berlin, e graças a isto, e ao fato do diretor que amava e conhecia as civilizações orientais. O resultado final é este filme que tem que ser levado em conta na carreira do jovem Lang.

É possivel encontrar também em "Harakiri" certas feituras muito reconhecidas em seus trabalhos posteriores, como o tema do amor lutando contra circunstâncias externas que tentam obstruir seu sucesso ("Der Müde Tod" como exemplo perfeito). Neste filme, o amor é colocado em risco por convenções sociais que encontram sua confirmação na figura de Bonzo; adicionando mais um aspecto, o religioso, aos perigos que rondam os personagens principais.

 

Atualizar as manifestações e contribuições inestimáveis do passado, adaptando e reinventando seu significado e conteúdo, esta é a principal idéia por trás desta Performance Multimídia, mas além disso, vários outros elementos conjugados tornam a apreciação de Harakiri, uma jornada sinestésica, uma autêntica viagem que passa pela percepção de velocidades (o filme rola em 20 quadros), modos de corte entre as cenas, intensidade dramática, refinada cenografia, trazida pela imagem.

O sistema sonoro montado é algo similar ao surround (aqui temos uma quadrofonia com subwooffer). A música composta e interpretada ao vivo por Wilson Sukorski, sobe ao ápice do comentário, sons muito graves e líricos idílios românticos orientais -ou num comentário orquestral a la "Madama Butterfly" de Giacomo Puccini de 1904.

A música e o "design do espaço sonoro" neste projeto mais do que amplificam a apreciação do filme em si, contribuem também para o "ajuste temporal" entre a nossa cultura atual :

- onde impera alta velocidade, as tramas repetitivas, o clichê globalizado, a novelização do teatral, entre vários outros males dos tempos modernos

- e a velocidade mais centrada da narrativa dos primórdios da era áudio visual que batia à porta - o filme é de 1919 !! - um discurso mais irregular, ampla em ruídos e cortes bruscos

- e finalmente a música ao vivo - um som eletrônico com variadas gamas e camadas de samplers de diversas fontes : orquestrais, orientais, sintetizados, espacialização sonora e sub graves de arrepiar.

Enfim, benvindo à arte clássica do cinema em nova roupagem.

a Performance

 

Rider Técnico

 

Amplificação compativel com as dimensões da sala

4 pontos de som - quadrofonia via submasters

1 subwooffer

mixer 16 canais digital

6 direct boxes ativas

mesa bonita para apoio dos equipos (1,50 por 0.80)

Projetor de DVD com 3200 lumens

Telão

Equipos

 

 

 

2 laptops Mac Intel & Titanium G4

Pré mixer Alesis digital

Theremin

Baixo Tótem

Teclado Midi

DVD Harakiri