Pápiano

Instalação Sonora Reativa

Wilson Sukorski/2009

download papiano.ppt

   

Instalação sonora para :

carcaça ” de piano de armário (piano sem o teclado, as tampas frontais - também conhecido com harpa harmônica), deitado e suspenso sobre 4 cavaletes (aqueles usados para suspender automóveis nas oficinas mecânicas)

sensores de presença

12 ebows (electronic bows – arcos eletrônicos), pequenos motores elétricos e outros excitadores, alto falantes,

netbook com construtos em Pure Data e controlador MIDI.

Numa sala estão instalados : a carcaça de piano (harpa acústica), os sensores, 4 caixas acústicas (nos cantos da sala).

Quando alguém entra na sala os sensores disparam os vários atuadores de acordo com uma ordenação e coordenação previamente programada.

Pápiano
Afinação Microtonalizada

Muito importante na instalação sonora “PáPiano” é a escolha das notas (aqui representadas pelas cordas sendo “tocadas” pelos diversos atuadores e os “acordes” e timbres criados pela disposição dos diversos aparatos eletrônicos dentro da caixa de ressonância do piano.

A construção deste universo sonoro depende de afinações muito sutis e microtonalizadas, seguindo a tradição de Conlon Nancarrow - assim como alguma modificação na disposição e na tipologia das cordas em si.

Para isso, é necessário o auxílio de um afinador mestre luthier para a montagem das frequências necessárias à implementação do projeto.

Poiesis  
Pápiano é um comentário poético sonoro sobre as vibrações e frequências que povoam o espaço entre nós, aquilo que chamamos de invisível. Assim, através do invisível som, do invisível raio de infra vermelho (todos fenômenos vibratórios). Em alguns momentos especiais - uma voz feminina, alguns textos versando sobre o que está no invisivel (por que fora da banda de percepção humana) é lançado através de pequenos alto falantes dentro da própria "harpa harmônica" do piano.

"A realidade é todo um espectrum de eventos de energia, através de uma pequena porção dos quais nossos sentidos podem sintonizar..."

(R.Buckminster Fuller)

   

Pápiano

 

prazo para a montagem : 30 dias após a contratação.

duração da instalação : 30 a 60 dias

Para Piano (harpa acústica) modificado

Sensores de presença

Ebows - alto falantes – motores e aparatos

4 caixas acústicas amplificadas

4 microfones

Netbook - Pure Data e Controlador MIDI